Buscar
  • Mariana Gritsas

Mousse de Chocolate Negro e Laranja

Atualizado: Mar 28

Hoje vamos ensinar-vos a fazer esta deliciosa mousse sem ovos! E não, não vão ver por aqui creminho de abacate com cacau a ser chamado de mousse.

Nada contra o creme de abacate, é uma delícia! Mas cá para nós.. não é mousse!

Para fazermos esta mousse vamos precisar de utilizar a aquafaba, conhecem?

A aquafaba é a água de cozimento do grão-de-bico. Sabe quando depois de cozido o grão, fica uma água com aspecto de clara de ovo? Bom... é esta mesmo!

Caso a sua aquafaba não esteja tão espessa quanto a clara de ovo, basta que depois de retirar o grão de bico, volte a cozer até que reduza ao ponto (aproximado) da clara.

INGREDIENTES:

200g de chocolate negro (utilizamos o sem açúcar da Plamil)

1 xic de aquafaba

1 xic de sumo de laranja

30g de amido de milho ou fécula de batata

1 colher de sobremesa de raspas de casca de laranja


Obs.: Será preciso utilizar uma batedeira planetária.


MODO DE PREPARAÇÃO:

Na batedeira junte a aquafaba com o amido e bata na velocidade máxima entre 6 a 8 minutos, até que a misture esteja com ponto de "clara em castelo".

Enquanto isto, derreta o chocolate em banho maria ou no microondas (neste caso tenha atenção para não queimar o chocolate, aqueça sempre de 30 em 30 segundos e vá mexendo sempre).

Enquanto mexe, junte aos poucos o sumo com o chocolate e assim que tiver uma mistura homogénea junte também as raspas de laranja e misture mais um pouco.

Agora vamos juntar a mistura de chocolate e laranja com a aquafaba, mas atenção! Este passo é muito importante que seja feito com muita delicadeza. Vamos aos poucos juntar o chocolate e envolver com muito cuidado as claras. Sim, parece que vai dar errado e não vai misturar nunca mas mantenha a calma e continue com muito cuidado a envolver os dois sem que as bolhas de ar da mistura se desfaçam.

Quando obtiver uma mistura uniforme coloque num recipiente e leve ao frigorífico por aproximadamente 1h. Depois é só servir!




Dica Tâmaras: Substitua o sumo de laranja por leite vegetal e café ou para um sabor mais neutro, substitua apenas por leite vegetal.


Gostou da receita? Faça-a e compartilhe o resultado nas redes sociais, marque o nosso perfil @tamaras.pastelaria.saudavel e use a hashtag #receitasTPS para podermos ver o resultado!





0 visualização

GALERIAS LUMIÈRE   RUA JOSÉ FALCÃO,

157 - LJ.10    4150-213  PORTO, PT